quarta-feira, 18 de abril de 2012

Geração


18/04/1991.
Engraçado como sempre me pareceu que 18 era múltiplo de 4, sem nunca o ser.
É impressionante o efeito que uma data determina sobre ti. Há aqueles que acreditam em signos, que todas as pessoas nascidas naquele período ter quando é o aniversário delas. "Ah, você é de libra. Primeiro decanato? Creio que você é um forte candidato a parceiro de vida".
Por Deus, não. Mas, minha data de nascimento decerto infere algumas coisas.
Não o dia. Não o mês. Mas, o ano. Me diz que nasci no início da década de 90 do século XX, a última data do século XX, diz que presenciei a revolução da internet, que vi cds sm algo  que as une. É uma idéia reconfortante. Pensar que para você achar pessoas que combinem com você, só é preciso perguntaurgirem e se tornarem obsoletos, vi internet discada, a cabo e a rádio (entre outras, acho). Vi shoppings abrirem, vi uma nova era músical (não muito boa). Vivi uma nova moeda, vi o euro nascer e provavelmente o verei morrer, assisti Pokémon, joguei consoles de fita, de cd, de cartão, de SD Card e de HD por assim dizer. Joguei jogos de 8 bits e jogos em HD. Vi os DVDs se popularizarem, os filmes em 3D crescerem, os bluray serem lançados. Ouvi discos de vinil (isso não vem pela data que eu nasci, mas tudo bem), ouvi K7, cds, mp3 e agora ouço música no computador. Ouvi notícias no rádio, na tv, no jornal, na internet e logo no ônibus e no metrô.
Costumava pensar no mundo como algo mais estático. Que gostaria de ter nascido numa era mais revolucionária, quanto na verdade tudo está mudando tão rápido.
Temos uma geração nostalgica. Melancólica. Apenas parte dela é assim, é verdade. mas, essa parte me agrada tanto... E claro que essas palavras todas existem apenas para eu me reconfortar ao pensar que a minha geração nem é tão ruim. Ainda nem se sabe como seremos no poder. Só que isso tudo é um esteriótipo, uma generalização. E bem... Toda generalização é burra.

Um comentário:

  1. É engraçado né, eu estou com trintão agora, e eu digo, nossa... saudades do tempo das fitas K7, isso me leva a lembrar o meu pai dizendo, nossa... saudades dos meus discos de vinil... hoje falamos que não existia tanta violencia, mas na época do meu pai existia a ditadura... eu acredito que se a pessoa não lutar por algo diferente... ela será apenas mais do mesmo...
    e sobre signo... minha nossa.. é de morrer... o pai da minha sobrinha é um mortão... nascemos na mesma semana... e eu sou um alucinado... não vejo um fundamento nisso... não sei qual seria um bom número de aquarianos do dia 16 que eu teria que conhecer para ver se somos parecidos... ou se vamos encontrar mulheres que nos aceite, mesmo sendo estes seres super estranhos...
    enfim...era isso...
    curti seus textos, irei ler todos!
    Faça uma cópia dos seu textos no google docs ou algo assim ;-)

    ResponderExcluir