sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lies

Era muito difícil para ela confiar. Mesmo nas simbles coisas. Diziam que ela tinha um problema grave de confiança. Ela dizia que as pessoas tem dificuldades de serem confiáveis. E talvez ambos estivessem certo. Não fora nenhuma grande decepção que a marcou, nenhuma desilusão. Seu maior problema era o esporte mais praticado nas relações humanas, a mentira. E todos ao redor praticavam, inclusive ela. Por hobby mesmo, em coisas sem necessidade. Já possuia idade para entender que a humanidade não sobreviveria a sinceridade, se destroçaria tão rapidamente e o caos reinaria. Ela até gostava dessa ideia, de assistir de camarote. Só esquecera ela, que a calamidade também a atingiria. Não era hipócrita nesse sentido.
Quanas mentiras não havia dito? Quatas histórias não modificou? Simplesmente por prazer. As vezes para proteger algo que não necessáriamente precisava ser protegido. Quantas vezes se viu envolta numa rede de mentiras? Se viu cercada e não sabia como responder sem ser com outra mentira. Quantas vezes a verdade não lhe ofereceu nenhuma recompensa?
Mas mentiras bobas e futeis não a preocupavam. O problema eram as mentiras causadas para esconder o caráter de alguem. O problema era a covardia da ilusão. Isso a amedrontava, fazia que desse passos curtos. Nem era conscientemente, apenas parecia ser o óbvio a ser feito. Diziam para ela que assim não se vive e ela dizia o mesmo para eles. Assim, entregando o coração de mão em mão, sem conhecer, também não é vida.
Não dava para suportar a idéia que fariam com ela o que ela faz com os outros. Que seria iludida como iludia os outros. Que se acham importantes quando ela apenas estava sendo simpática, que se acham ignorados só porque ela tava distraida. Não dá para viver pensando na consequência de seus atos para todos.
Mas não dá para experimentar um tipo específico de felicidade sem confiar uma vez que seja em calorosas palavras falsas.


Esse texto foi um oferecimento para você garota, porque eu nunca estive mais sem vontade de escrever e você ficou insistindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário